terça-feira, 1 de novembro de 2011

Ratatouille com gorgonzola e mel. Decoração com creme de beterra e mostarda dijon.


O ratatouille é uma receita do século XVIII e pode ser servida quente ou fria, sozinha ou como acompanhamento. Um prato rústico, típico da região da Provença em que se notam influências espanholas e italianas. O nome significa «picar, triturar», mas podemos traduzir também como «ragoût de legumes» ou «prato de berinjelas». [Pequeno Dicionário da Gastronomia]
Para preparar o ratatouille não podem faltar nem as berinjelas nem os tomates. Com os restantes ingredientes pode-se lidar mais à vontade. Não são obrigatórios os pimentões e as abobrinhas.
No original francês, "ratatouille" é um substantivo feminino, também chamado de "ragu grosseiro". Sopa de carne ou peixe picados com legumes cozidos longamente em azeite.

Para esse ratatouille foi utilizado o tomate, a berinjela e a abobrinha. No meio de cada ratatouille foi colocado uma porção de gorgonzola, que foi previamente misturado com um pouco de mel.
Para a beterraba, esta foi cozida e depois triturada até formação de um creme. Juntou-se um pouco de suco de laranja que depois foi decorada com mostarda de Dijon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário