Receita para 4 porções:
Tuille:
1 folha de massa brick (massa para rolinho primavera);
3 claras de ovos batidas em neve;
150 gramas de chocolate meio amargo;
5 gramas de agar-agar;
4 colheres de sopa de leite.
Gelatina de mel:
4 colheres de sopa de mel;
2 colheres de água;
1 colher de vinagre
5 gramas de agar-agar.
Creme de chocolate:
150 gramas de chocolate ao leite;
50 ml de leite;
1 folha de gelatina incolor.
Caramelo em pó;
Sorvete de creme;
Calda de morango;
Abacaxi desidratado;
Morango.
Tuille:
Ferver o leite com o agar e acrescentar ao chocolate que será derretido em banho-maria.
Deixar o chocolate esfriar um pouco e misturar com as claras batidas em neve. Guardar na geladeira, quando já estiver firme encher os tubos com a mistura, deixando 2 centímetros, que será completado com a gelatina de mel.
Gelatina de mel:
Misturar todos os ingrediente ferver e guardar no freezer.
Quando a gelatina já tiver endurecida passar no ralador e completar os tubos de chocolate.
Creme de chocolate:
Deixar a folha de gelatina de molho em água fria por 5 minutos e misturar ao leite e o chocolate. Derreter o chocolate em banho-maria e resfriar.
Caramelo em pó; Butterscotch ou Toffee:
O caramelo nada mais é que uma mistura de açúcar queimado e água; fervido e deixado em ponto de bala mole. Nesta receita utiliza-se o butterscotch, que depois é levado a formação da farinha.
Comentários:
Butterscotch é um tipo de doce feito a partir de açúcar queimado e manteiga. Podendo ou não incluir glucose de milho, creme de leite ou leite condensado. O butterscotch é similar ao toffe, mas o butterscotch é fervido e deixado em ponto de bala mole, enquanto o toffee é lavado a formação do ponto de bala dura, que quando endurecido pode ser cortado ou quebrado.
Várias são as histórias sobre a origem do butterscotch, mas nenhuma conclusiva. Uma explicação é que a palavra "scotch" venha da palavra cortar "to cut or score", pois o doce era cortado antes de endurecer. Outra possibilidade é que a palavra "scotch" venha da palavra "scorch", que significa "queimar; chamuscar".
Eu particularmente prefiro acreditar que a palavra "scotch" venha de "whisky", pois é assim que gosto de fazer meu butterscotch, com uma dose de whisky.
Receita do Butterscotch:
100g de açúcar
3 colheres de sopa de água
1 dose de whisky
2 colheres de manteiga
200ml de creme de leite (preferencialmente creme de leite fresco). Obs.: O creme pode ser substituído por leite condensado.
Colocar o açúcar para derreter com as 3 colheres de água. Deixar formar o caramelo até o ponto desejado. Acrescentar o whisky e deixar o álcool evaporar e acrescentar a manteiga; misturar até incorporar por completo. Adicionar o creme de leite e deixar ferver por 5 minutos ou deixar ferver até o ponto desejado.
Butterscotch em pó ou Caramelo em pó:
3 colheres de sopa de amido;
Caramelo o quanto baste.
Em uma frigideira antiaderente esquentar o amido e cozinhar, mas não deixar dourar. Retire do fogo e acrescente o caramelo aos poucos e misturando até a formação de uma farinha.
Monte o prato e finalize com frutas frescas ou desidratadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário