terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Foie Gras sobre creme de maçã, coberto com espuma de mel. Acompanha maçãs passadas na manteiga e cerejas.


O foie gras – termo que em francês significa "fígado gordo" – é o fígado de um pato ou ganso que foi super-alimentado. Possui consistência amanteigada e sabor mais suave em relação ao fígado normal de pato ou ganso.
Até o início do Século XXV a.C.é possível que os antigos egípcios procurassem os fígados engordados das aves migratórias como uma iguaria. Eles rapidamente aprenderam que muitos pássaros poderiam ser engordados através da superalimentação e começaram a prática em gansos, assim a prática de engorda de gansos se espalhou do Egito para a região mediterrânea. 
Entretanto, até o período romano o foie gras não havia sido mencionado como uma comida distinta, até que os romanos lhe deram o nome iecur ficatum, que em Latim significa literalmente "fígado de figueira". Plínio, o Velho, credita ao gastrônomo romano Apício (a quem um livro de culinária da planta é atribuído) a alimentação de gansos com figos para aumentar seus fígados. Daí o termo iecur ficatum, "fígado estufado de figo". O termo ficatum ficou tão associado com o fígado do animal que se tornou a raiz das palavras fígado em português, foie em francês, higado em espanhol e fegato em italiano, todas denominando aquela parte do animal.

Receita para 4 porções:

Para o foie gras:

4 filets de foie gras;
sal e pimenta do reino a gosto.

Creme de maçã:

2 maçãs;
1 colher de sopa de manteiga sem sal;
1 colher de sopa de açúcar;
sal e pimenta do reino a gosto;
suco de meio limão.

Espuma de mel:

5 colheres de sopa de mel;
2 colheres de sopa de água;
1 colher de chá de pectina de soja.


Descascar as maçãs e cortá-las em cubos, acrescentar o suco de limão para não oxidar;
Aquecer uma panela e acrescentar a manteiga, deixar derreter e juntar as maçãs. Cozinhar até que as maçãs estejam macias. Acrescentar o açúcar, o sal, a pimenta e cozinhar por mais 10 minutos;
Passar as maçãs pelo processador e se necessário acrescentar um pouco de água até consistência desejada. Reservar.

Em outra panela juntar o mel, a água e a pectina e aquecer. Passar pelo liquidificador para formar a espuma. Se necessário acrescentar mais água.

Aquecer uma frigideira anti aderente. Temperar o foie gras com sal e pimenta e passar pela frigideira. Esse processo leva uns 2 minutos para cada lado do fígado.

Montar o prato junto algumas cerejas e maçãs boleadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário