domingo, 16 de outubro de 2011

Filet mignon suíno, com molho de maracujá, ervilhas frescas, broto de cebolinha e cenoura.



A carne de porco (ou carne suína) é todo tipo de carne obtida a partir do porco doméstico (Sus domesticus). É uma das carnes mais consumidas do mundo, com evidências de pecuária suína que datam de 5000 a.C.. Ao mesmo tempo, seu consumo é considerado como um tabu alimentar por diversas religiões ao redor do mundo, como o judaísmo, islamismo e o adventismo, que consideram-na uma carne impura, condenável por Deus.
O Brasil ocupa o oitavo posto no ranking mundial de produção de carne de porco, com 1,6 milhão de toneladas por ano. Apesar de ser um dos maiores consumidores, o país ainda exporta menos do que importa. São produzidos diversos tipos de derivados da carne de porco, a produção artesanal corresponde a cerca de 11%, e se concentram em áreas do sul e sudeste do país.
A suinocultura desempenha papel estratégico na alimentação humana. A carne de porco é, segundo algumas estatísticas, a mais consumida no mundo; para alguns autores representaria 44% do consumo global, contra 29% da bovina e 23% da carne de aves, enquanto outros apontam-na como sendo responsável por 38% da produção mundial de carne, seguida pela carne de frango, com 30%, e a bovina com 25.

De onde são retiradas as carnes:



O Filé Mignon de porco é apesar das duvidas de muitos, uma carne magra, mas suculenta. Principalmente quando não muito passada. É uma carne saborosa e incomparavelmente mais macia que o lombo de porco, tão conhecido de todos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário