segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Atum grelhado com espuma de limão, molho de amendoim e miolo de tomate quente.


Receita:

1 filet de atum de 250g;
50g de amendoim;
1 tomate;
2 colheres de sopa de água;
1 colher de chá de mel;
1 colher se sopa de vinagre;
1 colher de sopa de azeite de oliva;
1/2 colher de chá de gengibre
1 limão;
1 colher de chá de lecitina de soja;
flores de manjericão;
folhas de agrião;
sal e pimenta do reino a gosto.

Atum:

Temperar o filet de atum com sal e pimenta do reino. Grelhar rapidamente deixando o miolo ainda cru.

Molho de amendoim:

Juntar o amendoim, as duas colheres de água, o mel, o vinagre, o azeite e o gengibre e bater até formar uma pasta. Corrigir o sal.

Miolo de tomate quente:

Esquentar o tomate por inteiro. Cortar ao meio, retirar o miolo e reservar.

Espuma de limão:

Espremer o suco de limão e juntar a lecitina de soja. Bater em um mixer até formação da espuma.

Montagem:

Montar o prato conforme foto, decorando com folhas de agrião e flores de manjericão.

Salada de shimeji, ervilha torta, vagem e pimenta rosa. Como molho de laranja. Folhas de manjericão e hortelã.


Para esta receita, várias são as combinações possíveis, tanto para os tipos de cogumelos utilizados, como para as ervas, folhas e legumes.
Neste caso utiliza-se o shimeji, que foi apenas passado na manteiga. Os legumes foram passados rapidamente em água fervente. Juntou-se também algumas ervas frescas, como o manjericão e hortelã.
O molho de laranja nada mais é do que suco de laranja e um espessante, que pode ser amido de milho, pectina ou até mesmo gelatina.

domingo, 16 de outubro de 2011

Bolo de chocolate com recheio de chocolate, café e leite condensado acompanhado de chips de banana, cereja e sorvete de creme.


Receita:

Bolo de chocolate;
Sorvete de creme;
Amêndoas trituradas;
Chips de banana;
Cerejas;
Creme de chocolate.

Bolo de chocolate:

Massa:

5 ovos;
240ml de leite;
160g de açúcar;
100g de chocolate em pó;
300g de farinha de trigo;
1 colher de sopa de fermento em pó.

Bata as claras em neve bem firmes, acrescente as gemas uma a uma, o açúcar e continue batendo. Depois vá juntando o leite bem aos pouquinhos. Desligue a batedeira e peneire em cima da massa a farinha e o chocolate e mexa delicadamente. Por último coloque o fermento e misture, a massa deve ficar bem leve e fofa parecendo espuma, por isso coloque o leite aos poucos para não perder o ponto
Coloque em uma forma (mais ou menos 26x33 cm ou de 30cm de diâmetro) untada e enfarinhada (se preferir unte a forma e polvilhe chocolate em pó, substituindo a farinha, assim o bolo ficará mais escurinho)
Asse em forno médio, até que enfiando um palito ele saia limpo, mais ou menos 15 minutos, dependendo do forno.

Creme de chocolate:

250g de chocolate meio amargo;
1 lata de creme de leite sem soro;
1 colher de café de canela em po´.

Derreta o chocolate em banho maria e acrescente o creme de leite. Mistura tudo e reserve.

Montagem:

Cortar um retângulo de 3X8 cm e abrir ao meio, no sentido do comprimento, e rechear com o creme de chocolate. Na parte de cima do bolo espalhar uma camada de creme e polvilhar com amêndoas picadas. Servir com uma bola de sorvete de creme, cerejas e chip de banana. Fazer desenhos com o creme de chocolate.


Filet mignon suíno, com molho de maracujá, ervilhas frescas, broto de cebolinha e cenoura.



A carne de porco (ou carne suína) é todo tipo de carne obtida a partir do porco doméstico (Sus domesticus). É uma das carnes mais consumidas do mundo, com evidências de pecuária suína que datam de 5000 a.C.. Ao mesmo tempo, seu consumo é considerado como um tabu alimentar por diversas religiões ao redor do mundo, como o judaísmo, islamismo e o adventismo, que consideram-na uma carne impura, condenável por Deus.
O Brasil ocupa o oitavo posto no ranking mundial de produção de carne de porco, com 1,6 milhão de toneladas por ano. Apesar de ser um dos maiores consumidores, o país ainda exporta menos do que importa. São produzidos diversos tipos de derivados da carne de porco, a produção artesanal corresponde a cerca de 11%, e se concentram em áreas do sul e sudeste do país.
A suinocultura desempenha papel estratégico na alimentação humana. A carne de porco é, segundo algumas estatísticas, a mais consumida no mundo; para alguns autores representaria 44% do consumo global, contra 29% da bovina e 23% da carne de aves, enquanto outros apontam-na como sendo responsável por 38% da produção mundial de carne, seguida pela carne de frango, com 30%, e a bovina com 25.

De onde são retiradas as carnes:



O Filé Mignon de porco é apesar das duvidas de muitos, uma carne magra, mas suculenta. Principalmente quando não muito passada. É uma carne saborosa e incomparavelmente mais macia que o lombo de porco, tão conhecido de todos.